sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

A PELE, BIOGRAFIA IMAGINÁRIA DE DIANE ARBUS

Postado originalmente em 01/02/2009

sob a pele de uma fotógrafa
sob a pele de uma fotógrafa

Há muitos anos li um livro da Susan Sontag sobre fotografia. Entre vários aristas das lentes, ela se detem sobre a obra de Diane Arbus. Lembro do texto de Sontag descrevendo as pessoas clicadas por Diane. Os mais diversos tipos marginalizados de Nova York, como anões, mulheres barbadas e outros freaks.

Esse filme com Nicole Kidman e Robert Downey Jr. é um belo e carinhoso retrato fictício da fotógrafa tão incompreendida em sua época. O título original em inglês, "Fur" (que quer dizer pele, mas do tipo peluda como de mink, chinchila ou qualquer outra que serve para casacos de pele), remete ao ramo da família de Diane, que comercializava casacos de pele.

Pele também é o objeto imediato da curiosidade da fotógrafa, que conhece e se envolve com o vizinho, vivido por Downey Jr., que sofre de hipertricose. Tem o corpo inteiramente coberto de pelos como um urso.

O filme constrói um possível universo interior de Diane Arbus, dividida entre sua família conservadora, e a irresistível atração pelo exótico mundo dos outsiders.

Nenhum comentário: