sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ARQUIVO X 2

Postado originalmente em 17/01/2009

Vem baixando bastante o preço da caixa com todos os episódios de Arquivo X. Já está custando em média 500 pratas o big box com as 9 temporadas. Quem gosta e tem condições de arcar com uma mensalidade de R$ 41, já pode parcelar em 12 vezes. Enfim... é o preço de uma blusa. Mas é claro que, com paciência, dá pra baixar tudo via torrent. Também é uma opção.

eu prefiro não acreditar
eu prefiro não acreditar

Escrevo isso, porque estou aos poucos me animando a cometer esse "cartãodecreditocído". E porque quem gosta mesmo, tem mais é que rever e se agarrar aos bons momentos dos agentes Fox Mulder e Dana Scully.

O primeiro longa-metragem do Arquivo X é muito bom. Estreou quando a série estava em seus melhores momentos e o filme está a altura dos melhores episódios.

Quanto a esse Arquivo X 2... Com mil ETs verde-folha! Deviam chamar de The X-Files - I Don't Want to Belive. Se os atores, diretor e produtores gostam da série, porque trataram o filme desse jeito?

Me parecia coerente, num ano com tantas produções de ficção e fantasia, superheróis e tal, que resgatassem o Arquivo X. O Chris Carter parece até que tinha sido abduzido. Nunca mais fez nada. Então fiquei animada com todo o revival. E o filme vinha sendo promovido largamente na Internet muitos meses antes de chegar nas telas. Eu fiquei numa curiosidade de saber que destino o Carter tinha arrumado para a Scully e o Mulder, mas acabei preferindo não saber. Casal amargo e entediante. Os atores estão num clima tipo "eu não queria estar aqui fazendo isso." Até o chefe careca (Skinner) volta e parece envergonhado com tudo.

Como diz o subtítulo, o tema do filme não é sobre "A verdade está lá fora", mas sobre "Eu quero acreditar". Não é sobre ETs, mas sobre acreditar ou não no improvável e inesperado. É mais uma situação que confronta as convicções do Mulder e da Scully. Dilemas sobre paranormalidade e limites da ciência. É uma trama que cabe perfeitamente em um episódio qualquer da série. Mas apesar do mistério, do clima bizarro e sombrio que é bem do espírito Arquivo X, não houve esforço para criar uma desculpa realmente boa para trazer os personagens de volta. Às vezes até esqueço que vi o filme, ou confundo com algum episódio do Bones, CSI ou Eleventh Hour. Acabou resultando num dos episódios mais desprezíveis da série. Simplesmente porque foi feito com evidente desprezo.

Nenhum comentário: