- Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal
Tenho dois amigos com opiniões opostas sobre esse novo filme do bom e velho Indy (Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal).
Não detestei como um deles e concordo em parte com o parecer do outro. Segundo este outro, é sempre bom não alimentar expectativas. Por isso, me limitei a esperar somente uma leve diversão. E foi assim. Meu medo era acabar achando que o filme não precisava ser feito. Sabe como? Tipo o Jurassic Park 2. Não precisava não moço, obrigada. Mas não achei uma perda de tempo, não. É bem divertido e com idéias ótimas. O roteiro é que é medíocre. O mais fraco dos filmes do personagem, sem dúvida. Sei lá... Depois de tudo o que os 3 primeiros filmes representaram. Depois de tudo o que contribuíram para o cinema, esse novo filme pode ser colocado no mesmo nível de A Múmia ou A Lenda do Tesouro Perdido. É só mais um do gênero.
OK. Agora, depois de vários bla-bla-blas vem um spoiler gigante...
As melhores participações são do John Hurt e da Cate Blanchett. Porque são atores monstruosos de bons e podem brincar a vontade na tela que já garantem qualidade. O Harrison Ford e a Karen Allen não convencem, embora a situação dos personagens, mesmo sendo um clichê pra lá de batido, é engraçada. O clichê está na coisa do moleque ser filho do IJ. Todo mundo saca logo no início, mas what the hell! A cena da cobra na areia movediça é a mais engraçada e achei ótima a onda totalmente "Arquivo X" do filme.
É nisso que vou me deter e divagar um pouco, porque achei a idéia muito legal. Seria a humanidade descendente de extraterrestres colecionadores de artefatos multigalaxiais? Ou seja, seriam nossos ancestrais arqueólogos como o velho Indy, porém extraterrestres? Sabe aquela história da série Battlestar Gallactica (não a nova, a velha do final dos anos 70 mesmo, em que o Starbuck é homem)? Cada episódio abria com a voz do comandante Adama especulando que povos avançados como os egípcios, gregos, maias e astecas seriam descendentes de humanos extraterrestres (os passageiros da Gallactica). Por isso, alcançaram níveis tecnológicos superiores a outros povos contemporâneos. Será que os deuses eram ETs arqueólogos que formaram um panteão perdido em alguma floresta?
E tem essa lenda das caveiras de cristal que são assunto de alguns documentários da NatGeo, Discovery etc. É muito maneira a concepção toda da sala dos tronos dos deuses-reis ETs virar uma nave espacial. Achei duca. Pena que, sob a perspectiva atual, fique só como mais uma idéia de ficção-fantasia semelhante às outras.
Não acho que a dupla George Lucas / Steven Spielberg esteja enferrujada para criar idéias. Mas para realizá-las, acho que sim. Aquela cara do ET no final... Um ET bem ET mesmo tipo o do "telefone-casa" de 1983. No, no, no... cut! cut! cut!
Vamos ver se a nova série de TV do Indiana Jones sai mais ao gosto dos fregueses.
Links para saber mais
Site oficial
Canal oficial no Youtube
* Recomendações Top3
1 - Os três primeiros filmes da série Indiana Jones: Os Caçadores da Arca Perdida (1981), Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984) e Indiana Jones e a Última Cruzada (1989). Não sei eleger qual é o melhor. Acho os três perfeitos. Tem uma caixa com os 3 filmes + extras em DVD à venda por aí.
2 - Galactica - Astronave de Combate. A velha série de TV do final dos anos 70. No canal TCM Classics passa. É bem a cara da época, quando Star Wars quebrou todos os paradigmas do gênero ficção científica. Quando foi lançada, exibiram o episódio piloto e um segundo longa-metragem nos cinemas. Assisti no falecido cine Condor Copacabana com som sensurround. Era uma assombro! (heehehehe). Achei essa página com ótimas informações sobre a série: www.infantv.com.br/galactica.htm
3 - Eram os Deuses Astronautas - livro de Erick Von Daniken que inspirou a série Galactica e também teve a idéia aproveitada no novoIndiana Jones. Li faz muitos anos, mas lembro que achei legal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário